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quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ônibus elétrico

Anda um pouquinho, carrega um pouquinho...

Morar em uma cidade que tenha apenas ônibus elétricos em circulação pode ser um sonho utópico, mas essa realidade limpa e silenciosa está mais próxima do que se imagina. Ao menos em São Paulo, que tem hoje 14 800 ônibus movidos a diesel.



Em fevereiro de 2012, a SPTrans, empresa que administra o transporte público na capital paulista, deve testar um protótipo do Autotrolley nos atuais corredores convencionais. Trata-se de uma evolução dos trólebus, que compõem uma frota 200 unidades que rodam hoje na capital. "A intenção é implantar o projeto em outras metrópoles do país," diz Antonio Vicente Silva, um dos idealizadores do programa.

Os novos trólebus teriam supercapacitores, capazes de recarregar em segundos. O único inconveniente é a autonomia, de apenas 2 km. Para serem viabilizados, aproveitariam os corredores exclusivos, que atualmente têm paradas a cada 600 metros. Em cada um desses pit stops seria instalada uma miniestação de recarga, que o "abasteceria" em até 30 segundos (veja infográfico). "Com isso, conseguimos eliminar a rede aérea", afirma Edson Corbo, diretor da Iluminatti, parceira no projeto. Esse tipo de fiação é fonte de problemas. 

Segundo a viação Himalaia, que opera os trólebus em São Paulo, cada unidade chega a parar em média sete vezes por dia por causa de quedas de energia. Com 200 km de cabos aéreos, São Paulo gasta cerca de 10 milhões de reais por ano com sua conservação. Segundo os responsáveis pelo projeto, o Autotrolley pode significar uma economia de 28 milhões de reais em relação ao sistema convencional para trólebus - considerando a instalação de um corredor com 20 km por onde circulariam 20 veículos. Segundo André Lissandre, responsável técnico pela Viação Himalaia, a iniciativa é viável: "O custo inicial é alto, mas ele se paga rapidamente por causa do menor gasto com manutenção. Se bem empregada, pode ser uma excelente solução sustentável."


Fonte: www.planetasustentavel.abril.com




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