Sua vez de fazer a diferença!

Nosso objetivo com o blog, é juntar as pessoas interessadas em ajudar em uma ação a favor do meio ambiente, faça a sua parte, e junte-se a nós! Qualquer sugestão entre em contato, uma ideia pode mudar tudo!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Direto da usina,Itaipu quer fabricar 300 Uno elétricos em outubro


As baterias serão as mesmas do Palio, de sódio, 100% recicláveis e importadas da Suíça. Como o Novo Uno é mais leve que o outro, a autonomia de 100 km deve aumentar, mas não se sabe quanto. "Como as baterias representam 50% do valor total do veículo, a ideia é nacionalizá-las para tornar o preço do carro mais acessível", diz Novais. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) deve liberar 30 milhões de reais para desenvolver a versão de sódio em solo nacional.

O motor do Novo Uno Ecology poderá ter entre 18 e 21 kW e deve ser fornecido pela companhia catarinense WEG, especializada na fabricação de componentes elétricos. Seu desempenho promete ser equivalente ao dos 1.0. A aposta numa empresa brasileira contribuirá para a redução dos custos de produção, já que hoje os motores que equipam os Palio são importados.

Atualmente, o tempo de recarga é de 8 horas, mas já há estudos para viabilizar viagens mais longas com o Uno, com a substituição da bateria descarregada por outra com carga completa, como já acontece no sistema Better Place na Dinamarca. Com o Palio, já foram percorridos 700 km entre a usina, em Foz do Iguaçu, e a sede do escritório da empresa, em Assunção, no Paraguai, sendo realizadas seis trocas, que duraram em média 2 minutos. No dia 9 de abril, o protótipo iniciou uma viagem de 120 dias, na qual percorrerá mais de 25 000 km, cruzando 15 países. Essa será a jornada mais longa de um carro brasileiro 100% elétrico.
PIONEIRO

O nome Itaipu já esteve ligado a elétricos. Lançado em 1974, o Gurgel Itaipu homenageava a hidrelétrica instalada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Seu motor gerava 3,2 kW, o equivalente a 4,2 cv. Sua autonomia era de 80 km, para um tempo de recarga de 10 horas. Em 1981, a Gurgel apresentava o Itaipu E400, com opções de cabine simples ou dupla e furgão. O motor de 10 kW o levava até 75 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário