Sua vez de fazer a diferença!

Nosso objetivo com o blog, é juntar as pessoas interessadas em ajudar em uma ação a favor do meio ambiente, faça a sua parte, e junte-se a nós! Qualquer sugestão entre em contato, uma ideia pode mudar tudo!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A profissão que era do futuro, agora já é do presente!

Arquitetura sustentável

Artífice do futuro

Arquiteto, engenheiro e professor, Werner Sobek repensa conceitos e só quer saber de inovar. Para o criador do Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB), tecnologia e bom design devem se desenvolver cada vez mais para que a preservação do meio ambiente também seja um exercício do belo

CS: Quais os maiores problemas da construção nos dias atuais?WS: Recentemente, deu-se muita atenção à quantidade de energia utilizada num edifício, o que é bem-vindo. Mas se falou pouco sobre outras questões importantes. Ainda não temos uma solução para tornar nossa casa 100% reciclável, considerando os materiais utilizados ou a maneira como eles se conectam. Também não temos como calcular quanta energia está exatamente contida num prédio. Essas questões nos desafiam, mas os arquitetos não podem esquecer que seu trabalho deve ser perfeito dos lados técnico e estético. Por isso, a tarefa mais importante que desenhistas industriais, arquitetos e engenheiros irão enfrentar no futuro próximo será a de fazer a ecologia atrativa e excitante, de tirar o fôlego mesmo.

De que modo poderemos atingir parâmetros sustentáveis de construção?

A verdadeira sustentabilidade só pode ser alcançada se reunirmos cliente, arquitetos e engenheiros em estágios muito iniciais. No planejamento moderno e em processos de construção, as consequências ecológicas e econômicas que surgem de certas decisões são muito complexas para serem compreendidas por uma pessoa apenas. Só um processo de planejamento integral permite atingir uma solução excelente. Em nossa consultoria, estabelecemos procedimentos específicos para facilitar a integração entre vários projetistas, considerando todo o ciclo de vida de uma edificação, do design inicial até a construção, o uso, a reforma e a desmontagem. Um software, desenvolvido com parceiros que detêm a ferramenta BOTworld, é parte importante nesse contexto. Por meio da análise de microclima, ele prevê o comportamento e o conforto dos usuários em relação à área construída, e esse conhecimento nos permite otimizar o design urbano.

Nos últimos 20 anos, o que mudou de forma significativa na construção sustentável?

Houve grande progresso na economia de energia para aquecimento e resfriamento. Mas muito precisa ser feito para captação e armazenamento de energia e para a interação do ambiente construído com as futuras motos e carros elétricos [os carros elétricos precisarão de energia e a casa poderá gerá-la]. E também em relação ao ciclo de vida completo de uma construção, minimizando a energia retida nela [gasta para produzir seus materiais e fazendo que seus componentes sejam completamente recicláveis.

Forro do refeitório da Trumpf, projeto de Barkow Leibinger e Sobek, que respondeu pela engenharia: caixas de Madeira imitando uma imensa colmeia, com bom resultado acústico.



A casa de vidro de Werner Sobek, projetada por ele em Stuttgart, reúne conceitos de design, funcionalidade e ecologia.

De aço e vidro, o prédio da Merck Serono, em Genebra, projeto do escritório Murphy/Jahn, conta com um sistema hidráulico de abertura do teto. As soluções de engenharia e sustentabilidade ficaram a cargo de Sobek.

No aeroporto de Bangkok, na Tailândia, do escritório Murphy/Jahn, Sobek desenvolveu a membrana que envolve esta estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário